O atual momento econômico enfrentado pelo país tem feito com que a maioria das pessoas reflita bastante e procure novas maneiras de ganhar dinheiro. O cenário brasileiro tem levado muitos a optarem por começar o próprio negócio, principalmente os mais visionários – um exemplo disso é a Feira do Empreendedor do Sebrae, que na sua última edição teve número recorde de visitantes, ávidos por novas oportunidades!
Abrir uma empresa não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige bastante dos futuros empreendedores. Caso você esteja pensando em começar o próprio negócio, mas não sabe como, não se preocupe. Este post é para você!
Confira a seguir 5 dicas para começar a sua empresa da melhor forma possível!
1. Realize uma pesquisa de mercado
Antes de começar qualquer negócio é fundamental que seja realizada uma pesquisa minuciosa de mercado. Todo empreendedor, antes de iniciar os trabalhos, precisa conhecer como está a procura pelos produtos ou serviços que serão vendidos pelo negócio, quais são os concorrentes, os fornecedores disponíveis e qual o perfil dos futuros compradores da empresa.
Para que uma empresa consiga obter sucesso no mercado é imprescindível a realização de um levantamento dessas informações. Somente conhecendo o contexto no qual a empresa será inserida é possível alcançar bons resultados.
2. Avalie todos os aspectos legais
Um dos detalhes mais importantes para a fundação de qualquer empresa são os aspectos legais. Portanto, antes de começar o próprio negócio procure se informar de toda a papelada necessária e quais são os impostos e taxas a serem pagas. É importante que nesse processo os empreendedores procurem uma empresa que seja referência no assunto para mais instruções e direcionamentos.
3. Monte um plano de negócio
Todo e qualquer empreendimento, independente da área de atuação, carece de um planejamento para que os resultados esperados e as metas traçadas sejam alcançados. Para organizar as ideias e as tarefas a serem desempenhadas em um novo negócio, bem como seus objetivos, é fundamental que seja feito um plano de negócios.
O plano de negócios é basicamente um instrumento utilizado para o planejamento da empresa, no qual todas as informações e considerações sobre a empresa são apresentadas de forma coesa e organizada. O seu objetivo é fazer com que se conheça todos os processos e operações, auxiliando o crescimento e desenvolvimento do negócio.
4. Registre a marca e Proteja sua Invenção
Depois de conhecidos todos os aspectos legais e tomadas todas as decisões para o plano de negócio, deve-se registrar a marca. Ao realizar o registro, tem-se a exclusividade para sua utilização, seja para indicar os seus serviços ou mesmo os seus produtos.
Ao registrar a marca, tenha muita atenção para não reproduzir indevidamente uma marca já existe, ou mesmo criar algo que eventualmente possa acabar tendo uma imagem negativa no mercado. No momento do registro, não deixe de contratar uma empresa para auxiliá-lo no processo, assim o empreendedor terá a segurança de que toda a parte legal da empresa está de acordo com a legislação vigente.
Ah, e se você está investindo em um novo produto, muito atenção: você checar se esse produto já não é patenteado por outra empresa e, se não for, corra para iniciar esse processo e garantir que ninguém copie o que você inventou.
5. Invista em marketing
Por último, não deixe de investir em marketing para a divulgação da marca e dos produtos ou serviços da sua empresa. O marketing é primordial para que o público conheça a empresa e tenha acesso a ela. Uma ótima dica é utilizar o marketing digital, portanto abuse das redes sociais, desenvolva um blog para produzir conteúdo e pague anúncios. Lembre-se de que atualmente a internet é meio de comunicação mais utilizado no mundo e que a sua empresa, em hipótese alguma, pode ficar de fora dela.
Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para começar o próprio negócio, siga a FG Propriedade Intelectual no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram e fique por dentro das melhores dicas para você e sua empresa!