Para que uma empresa obtenha sucesso e consiga atrair a preferência dos consumidores, é fundamental ter uma excelente estratégia de marca e branding. Para isso, também é muito importante ter em mente que esses são dois conceitos diferentes.
Nesse contexto, podemos dizer que a marca é a essência da empresa, enquanto o branding é o conjunto de estratégias para criar essa identidade da companhia. Assim, apesar de serem fatores distintos, um depende do outro para levarem o seu negócio ao sucesso.
Quer saber mais sobre as diferenças entre marca e branding? Então, confira o post e conheça mais profundamente esses dois conceitos!
Marca: a identidade da empresa
Uma marca é tão importante para uma empresa quanto uma carteira de identidade é imprescindível para nós. Nesse cenário, ela é um conjunto de características intangíveis que devem levar valor e passar ao público os princípios, essência e ideais da companhia. Marca é exatamente isso, ou seja, um sinal distintivo cuja finalidade é realmente identificar produtos e serviços.
Um dos elementos mais representativos e simbólicos de uma marca é o seu logo, que pode ser constituído por um conjunto de cores, fontes, letras, ícones e design, com o objetivo de transmitir ao público a mensagem principal do seu negócio e identificar um serviço ou produto.
Uma marca forte e bem trabalhada é aquela facilmente reconhecida pelo público, que consegue se distinguir dos concorrentes e desperta nas pessoas as sensações que a empresa pretende passar, seja por meio de uma imagem, de um nome ou pela união desses elementos.
Além disso, é preciso ressaltar que as marcas precisam ser devidamente registradas, para obter exclusividade e evitar que outros negócios façam uso inadequado da sua identidade.
Branding: o caminho para a construção de uma identidade
Por sua vez, o branding é o conjunto de ações estratégicas que serão realizadas com o intuito de construir uma marca de sucesso. Em outras palavras, é o caminho que uma empresa precisa percorrer para criar uma identidade no mercado.
Nesse sentido, pode-se dizer que o branding cria, administra e reposiciona as marcas de acordo com as necessidades da empresa e a percepção do público. Assim, para construir uma estratégia de branding de sucesso, 3 passos são fundamentais:
- Selecionar o público-alvo: detalhando as suas principais características;
- Definir o posicionamento da empresa: verificando a forma como ela quer vista e percebida pelo público;
- Construir uma marca: alinhando suas ações ao público e ao posicionamento definidos.
Dessa forma, esse importante conceito serve como uma estratégia fundamental para que o seu negócio, produto ou serviço tenha uma identidade forte, positiva, com fácil reconhecimento pelo público.
Marca e branding: a importância deles para o seu negócio
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma imagem consolidada e uma marca presente na mente dos seus consumidores deixará a sua empresa um passo à frente dos principais concorrentes.
Por isso, uma estratégia de branding, desde que seja bem planejada e desenvolvida, pode ser exatamente o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar, uma vez que ela contribuirá para a construção de uma imagem fortalecida, que consiga levar valor e vantagens para o público.
E então, conseguiu captar as principais diferenças entre marca e branding? Tão importante quanto ter esse entendimento, é saber trabalhar esses dois conceitos de forma conjunta e estratégica, visando aumentar a competitividade da sua empresa.
Gostou do artigo? Então agora aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais. Os seus contatos também vão adorar conhecer as diferenças entre marca e branding!