homem criando novas franquias

Começar um negócio próprio ou abrir uma franquia? Saiba escolher!

Quando temos o capital para o próprio negócio, começam a surgir várias dúvidas. Afinal, existe uma infinidade de modelos de negócios, e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Uma das dúvidas mais frequentes é a escolha entre ter o negócio próprio ou abrir uma franquia.

De fato, para cada pessoa que você pedir opinião haverá uma preferência. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse caminho. Confira.

Negócios próprios não possuem taxas minando os lucros

Quando as pessoas adquirem uma franquia, elas têm que pagar royalties e outras taxas para o franqueador. Isso mina os lucros no início do negócio. Assim, o franqueado pode ficar desmotivado, pois seu sonho sempre foi a independência financeira. A seguir, conheça outros pontos em que o negócio próprio se sobressai perante às franquias.

Espaço aberto para inovação

Ao iniciar seu próprio negócio, você experimenta a emoção de ver suas ideias serem concretizadas. Comprar uma franquia, por outro lado, significa executar as ideias de outra pessoa.

Nosso conselho é: se você tem uma personalidade criativa e inovadora, iniciar seu próprio negócio talvez seja o melhor caminho a percorrer.

Um negócio franqueado fornece um modelo de negócio completo. É o famoso negócio “miojo”: basta retirar da embalagem, cozinhar e misturar. Bastará seguir o manual de instruções do franqueador que tudo fluirá.

Mas há um preço: você não poderá voar sozinho em missões mais ambiciosas.

Alto nível de autonomia

Quando você começa seu próprio negócio, você controla cada detalhe, do menor ao maior. Com uma franquia, você assina um acordo para seguir as regras estabelecidas pelo franqueador.

Os franqueados não são donos de sua unidade: possuem apenas uma licença concedida para usar a marca do franqueador, o sistema operacional, os equipamentos, os uniformes e demais itens. A grande vantagem é saber que esses elementos foram aperfeiçoados por muito tempo para garantir o sucesso do negócio.

Pode se tornar uma franquia no futuro

Se a sua ideia de negócio próprio for sólida o suficiente, você pode acabar vendendo seu modelo como franquia. Assim, você vai ter todos os royalties e taxas para o caixa da sua empresa. Comprando uma franquia já existente, você verá que é muito difícil de expandir, porque essas empresas tendem a permanecer no mesmo tamanho.

Franquias oferecem marcas consolidadas

Se você entrar em qualquer um dos 30 mil Subways ao redor do mundo, poderá ter a certeza de que sua refeição será a mesma (ou quase), não importa onde você esteja. Essa é a proposta das franquias: uniformidade e replicabilidade. Os clientes confiam nisso e, por essa razão, buscam a confiabilidade e a familiaridade de suas marcas favoritas. Além disso, o modelo apresenta outras ótimas vantagens.

Retorno mais rápido do investimento

Não importa o tamanho de sua inauguração, quando você inicia seu próprio negócio, leva tempo para construir uma base de clientes e uma reputação local. Quando você anuncia uma marca conhecida, os clientes já vêm prontos e o dinheiro começa a entrar mais rápido.

Marketing com maior abrangência

Quando seu negócio é a “Burgueria do John”, por exemplo, você está por conta própria em termos de publicidade e marketing. Já em uma franquia, como o Burger King, você terá todo o poder dos milhões que essas marcas investem em marketing nacional e local. Para isso, bastará pagar as contribuições para o fundo de marketing recolhidas pelo franqueador.

Portanto, investir em franquias significa ter um negócio mais garantido e estável, mas sem muitas possibilidades de expansão e inovação. Seria como fazer uma aplicação em renda fixa. Já o negócio próprio é tão arriscado e emocionante como apostar na bolsa de valores. O resultado é incerto, mas os lucros poderão ser astronômicos.

Assim, na hora de escolher entre o negócio próprio e abrir uma franquia, o principal fator deverá ser o seu perfil. Afinal, você é um empreendedor mais gerencial ou mais arrojado?

É um assunto bem complexo, não é mesmo? Ficou com alguma dúvida sobre a escolha entre ter um negócio próprio ou abrir uma franquia? Comente aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn